domingo, 20 de abril de 2008

Ricardo, o Radical


Ricardo, o radical


A história baseia-se no Ricardo, um rapaz com 17 anos, que tem como principal objectivo praticar desportos radicais.
Ricardo gostava muito de motas (até tinha uma) e gostava também de surf, de música, da noite, e dos amores de ocasião.
Um dia apaixona-se de verdade.
Estas são as coisas sem as quais ele não poderia viver. Ser radical, como o título indica, era o que ele gostava de ser.
Ricardo usa várias expressões ao longo do texto em que demonstram a revolta que ele sente perante a classe política, e as frases que as pessoas usam para dizerem que a sua geração é rasca.
Um dia Ricardo estava na festa de aniversário do seu pai e Sara, considerada por Ricardo como uma autêntica seca, pois toda a família foi a casa dela e falavam pelos cotovelos sobre temas que não interessavam. Farto de estar ali, saiu com todo o "speed" em direcção da casa da Mafalda. Encontrou-se com ela, conversaram, mas esta conversa acabou mal, porque Ricardo percebeu da existência de uma fotografia de um rapaz que não era ele. Foi assim, em plena crise de ciumes, que saiu, transtrornado, a grande velocidade na sua mota.
É neste cenário que se dá o acidente e choca de frente com um caro.
Ricardo fica afectado, pois deiaxa de sentir as pernas.
No primeiro momento pensava que tudo aquilo não passava de um pesadelo até que acordou para a realidade, negando-a. Recusa ver ou estar com alguém.
A autora coloca aqui em destaque um problema de muitos jovens, nossos colegas, que têm acidentes que os deixam incapacitados, um problema duloroso para a juventude. A solução que a autora apresenta é de que só é possivél ultrapassar esta situação por meios de afectos de amor familiar e de amizadade.



Carla Belo Lourenço
9º-A Nº.9


Sem comentários: